Bolo de coco molhadinho e/ou o ingrediente mais confortável do (meu) mundo
Não sei porque decidi fazer títulos com possibilidades (e/ou), mas agora acho tão divertido ter que escolher duas chamadinhas...
Meu momento mais cozinheira, lógico, foi o dos dez anos que trabalhei com gastronomia, da @mariabolachinha à fábrica da Hy Incredible Food. Depois tive uma fase ovolactovegetariana, no início da pandemia, em que cozinhei muito. Tentei por seis meses deixar de consumir carne, mas acabei voltando à alimentação antiga.
(Outra herança de 2020 foram os doramas e, consequentemente, a culinária coreana.)
Depois, fiquei meio afastada das panelas.
Desde que comecei a ser redatora de gastronomia, tenho aproximado cada vez mais a barriga do fogão.
Esses tempos a chave virou. Fiz uma aula de culinária coreana de Japchae - espiem lá no insta…
…e saí animada para comprar os ingredientes da receita e fazê-la. Na sequência, inventei de fazer um bolo de coco.
Antes disso, eu estava superpreguiçosa, mas na cozinha estou tentando não ser mais.
Deu vontade? Vai cozinhar, minha filha.
Até porque, como já comentei aqui, venho de uma família absolutamente doida por comida - temos até uma receita interna chamada Pirão de Louco, que era uns ovos mexidos malucos que o pai fazia e tentamos sempre reproduzir -, como já contei aqui, então é absurdo eu ter preguiça para desfrutar desse relacionamento tão gostoso com minha própria alimentação.
Cozinha é consciência. Participando ativamente do planejamento de cardápio, compras e preparo de tudo que como me deixa mais próxima do meu ideal de alimentação, que é ser o mais saudável e sustentável possível. E isso pode acontecer com todo mundo, viu?
Mas eu comecei essa história porque queria falar do bolo molhadinho maravilindo de coco que compartilho com vocês na sequência. Antes, porém, queria comentar uma coisa.
Quem vê acha que tenho vício em coco. Mas o fato é que ele é um ingrediente tão rico e que ainda por cima permite fazer receitas sem lactose - o que é imprescindível pra mim - que acabo volta e meia retornando a ele. Ademais, é um item que desde que me encantei pela confeitaria e pela gastronomia tenho sempre em minha vida, porque não tem nada mais comfort pra mim do que o aroma e mesmo o sabor do beijinho de coco.
É um docinho que me remete à época em que fui mais apaixonada pela cozinha, quando decidi mudar de profissão - e mal sabia que retornaria às Letras -, e quando estive estudando tudo que pude para cozinhar melhor. Foi um período delicioso da minha vida, minha década de ouro, na qual tive as experiências gastronômicas mais gostosas que poderia ter.
E foi com coco e as vozes da minha cabeça que criei esse bolinho de coco molhado com calda que sempre faz a alegria do chá da tarde. Não tem a opulência do Toalha felpuda (que é bem mantegudo), mas ficou bem bom.
Sigam-me os bons:
Bolo de coco com beijinho
Ingredientes
Bolo
3 ovos (180g);
100ml de leite de coco;
200g açúcar de coco ou mascavo;
3 cs de óleo de coco;
100g de coco fresco ralado;
300g de farinha de trigo;
1 cs de fermento químico.
Calda molhadinha
4 cs de açúcar;
100ml de leite de coco.
Cobertura de beijinho
3 cs de óleo de coco;
100g de coco fresco ralado;
1 leite condensado sem lactose.
Modo de preparo
1 - No liquidificador, bata os 3 ovos, o leite de coco, o açúcar e o coco ralado.
2 - Adicione a farinha aos poucos e depois o fermento.
3 - Asse em uma forma untada (com óleo de coco) e enfarinhada, em forno preaquecido, a 180°C, por 35min.
4 - Para o beijinho, leve os ingredientes a fogo baixo, mexendo sempre, até começar a caramelizar.
5 - Pode comer quentinho, daí é só umedecer o bolo com a misturinha de leite de coco com açúcar e aplicar a cobertura quando sair do forno.
6 - Se preferir gelado, tem um truque: Transfira o bolo ainda quente para uma travessa forrada com papel-alumínio, umedeça com a calda, coloque a cobertura e feche com tampa ou alumínio. Daí é gelar por pelo menos 2h e depois passar bem.
Ah! A receita é toda sem lactose, mas se quiser, ela pode ser vegana. Basta substituir os ovos por 1cs de farinha de linhaça hidratada por pelo menos 20min e fazer o beijinho com leite condensado de coco. Nesse caso, substituiria o açúcar de coco ou mascavo por refinado pra não ficar amargo nem escurecer a receita.
Que lancho, hein?
Espero que tenham gostado e voltem sempre para compartilharmos segredinhos de vida, cultura e cozinha.